Instrumentos de Autonomia

O Projeto Educativo, documento que consagra a orientação educativa do agrupamento, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos. No projeto educativo estão explicitados os princípios, valores, metas e estratégias da ação educativa do agrupamento.

 

O Regulamento Interno, documento que define o regime de funcionamento do agrupamento de escolas, de cada um dos seus órgãos de administração e gestão, das estruturas de orientação e dos serviços administrativos, técnicos e técnico-pedagógicos, bem como os direitos e deveres da comunidade escolar.

 

O Plano Anual de Atividades, documento de planeamento que define, em função do projeto educativo, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades, procedendo à identificação dos recursos necessários à sua execução.

 

O Orçamento, documento em que se preveem, de forma discriminada, as receitas a obter e as despesas a realizar pelo agrupamento.

 

O processo de autoavaliação procura identificar o grau de concretização dos objetivos fixados no projeto educativo e à avaliação das atividades realizadas, designadamente no que diz respeito aos resultados escolares e à prestação do serviço educativo.

 

Em termos curriculares, o plano de desenvolvimento curricular dá conta das opções tomadas em sede dos curricula nos diversos níveis e tipos de ensino.