Ivo Gonçalves na final mundial das Olimpíadas de Astronomia 2015
Final Mundial das Olimpíadas de Astronomia
No início eram cerca de 150 concorrentes. Após a fase regional, dez realizaram a Final Nacional das Olimpíadas de Astronomia, no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). O Agrupamento de Escolas D. Martia II esteve representado pelos alunos Ivo Gonçalves (11ºF) e Manuel Brandão (10ºG).
O Ivo foi um dos três apurados para a Final Mundial que irá ter lugar na cidade de Semarang, Indonésia, de 26 de julho a 4 de agosto. Recebeu ainda um prémio especial por ter sido considerado pelo Júri o melhor concorrente na componenete prática e observacional.
A prova começou no dia 17 de abril, pelas 16h45, com uma parte teórica sobre áreas da Astrofísica. A segunda parte, de índole prática, realizou-se à noite, até cerca das 23h00, no Planetário do Porto, pondo à prova os conhecimentos práticos dos alunos na observação do céu. Os prémios foram anunciados no dia 18 de abril, em sessão especial.
Esta foi a 10º edicão das Olimpíadas da Astronomia em Portugal. Um dos seus grandes objetivos passa pela divulgação da Astronomia. Sendo uma ciência multidisciplinar, os conteúdos da Astronomia recebem o contributo da várias disciplinas, em especial da física e da matemática.
O Ivo fez questão de assinalar que "Há alguns meses percebia pouco de Astronomia. Tive de trabalhar muito e agora estou mesmo muito feliz. O meu gosto pelo desconhecido, o desafio e sobretudo a preciosa ajuda do prof. João Vieira, que coordena o Clube de Astronomia da nossa escola, foram o impulso que tornou possível este resultado. Agradeço por isso ao professor as muitas noitadas e as horas que dedicou à minha preparação. Agradeço ainda ao professor Carlos Miranda que me ajudou a preparar a componente teórica."
Olimpíadas nacionais de física
Em paralelo com as olimpíadas de astronomia, realizaram-se também, no Departamento de Física da Universidade do Porto, as Olimpíadas Nacionais de Física. O nosso agrupamento esteve representado pelos alunos Manuel Brandão e Joana Fernandes. O Manuel Brandão, do 10ºG, a juntar à brilhante participação na primeira ficou apurado para a Final Nacional