8 Abr 2014
Esc. Sec. D. Maria II
Lançamento da "D. Maria II" para a estratosfera
4 de abril de 2014 ficará para sempre na memória dos alunos da Escola Secundária D. Maria II e dos habitantes da freguesia de Abrelo, em Mirandela.
Tendo em vista celebrar as suas bodas de ouro, a Escola decidiu lançar a sua mascote para a estratosfera. A boneca foi vestida de “astronauta” pela professora Cidália Freitas.
Aos alunos, professores e funcionários foi pedido que mandassem mensagens dentro da cápsula. E assim foi…
Era muita a expectativa, até porque o tempo decidiu não ajudar. No entanto, o lançamento não podia ser adiado. O Clube de Astronomia da Escola, coordenado pelo professor João Vieira, planeou o lançamento.
O projeto “Balua”, sediado no Instituto Superior Técnico, concretizou o lançamento para a estratosfera com extraordinário sucesso. A iniciativa contou com o apoio da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. joão do Souto.
Para todos os presentes, o momento de largada, vivido às 14:36 minutos, foi um momento único.
Depois, foi correr atrás da cápsula até ao local previsto de queda por computador (um raio de 15km algures na fronteira de Alijó e Mirandela). Foram precisas mais de 2 horas e 30 minutos de correria.
Quando se chegou a Abreiro, já o senhor Pikinhas (João Abel Vaz) tinha feito a recuperação do equipamento (ou melhor da potencial bomba que aterrou na sua horta). O local de queda da cápsula foi quase exato à previsão inicial.
Logo à chegada se percebeu que a aldeia estava em alvoroço. O dia 4 de Abril será para recordar também em Abrelo. Ninguém falava de outra coisa. Um objeto, que caiu do céu, quase atingiu o senhor Pikinhas na sua horta enquanto plantava umas coisas – “Aquilo caiu e fez um estrondo. Ainda por cima estava a apitar e parecia ser uma bomba. Corri para chamar um amigo que percebe destas coisas de eletrónica. Ele veio ter comigo. Depois vimos a mensagem que tinha o número de telefone e corremos para ligar. Estávamos a caminho do café e vocês chegaram”.
A cápsula atingiu a estratosfera cerca da 15 horas e 40 minutos tendo atingido a horta do senhor João Vaz às 16 horas e 30 minutos.
A mascote da “Dona Maria II – a Educadora” foi recuperada pelos lançadores e com ela as mensagens que vão agora ser devolvidas aos autores.
A todos os que participaram diretamente ou indiretamente no projeto um especial obrigado.
Notícias Relacionadas
4 Jun 2018
Projetos Especiais
João Dinis Álvares e Ana Raquel Moreira, alunos do AE D. Maria II, irão representar Portugal na 30ª Final Europeia do EUCYS 2018, em Dublin - 14 a 19 de setembro.
14 Mar 2018
Institucional
Decorrerá no próximo dia 23 de março, entre as 9h00 e as 13h00, a iniciativa "Portas Abertas na Escola Secundária D. Maria II", dirigida aos alunos do 9º ano de escolaridade.