Projeto "HACK-F-LIGHT" distinguido no concurso "Ciência na Escola"
Prémio de 15.000 € atribuído ao projeto "HACK-F-LIGT"
O projeto "HACK-F-LIGT" foi distinguido com o 3º prémio, no valor de 15.000€, referente ao 4º escalão - ensino secundário do concurso Ciência na Escola, edição 2014, promovido pela Fundação ilídio Pinho.
O projeto HACK-F-LIGT
O projeto Hack-F-Ligt procura rentabilizar a iluminação natural em ambientes fechados, usando fibras óticas para o transporte da luz solar para o interior dos edifícios. O projeto procurou inovar os métodos de captura e concentração da radiação solar, integrando um mecanismo robótico de seguimento solar. A ideia chave é a iluminação com luz natural de qualquer espaço no interior de um edifício ou até em aplicações médicas. Foram dez meses de trabalho árduo, integrando o estudo de ótica, física, robótica, eletricidade, astronomia, eletrónica e mecânica, e integralmente executado fora do âmbito letivo.
Equipa vencedora
A equipa de projeto foi constituída pelos alunos Daniel Diaz, Ivo Gonçalves, Francisca costa, Sofia Lajes, André Viana e Célia Fangueiro, enquanto grupo coordenador, tendo contado ainda com a participação de mais 22 alunos. A coordenaçãop global do projeto esteve a cargo do professor João Vieira.
Parcerias estabelecidas
Foram estabelecidas parcerias com o Departamento de Física da Universidade do Minho, no âmbito do aconselhamento e assessoria científica. O professor Mário Rui Pereira ajudou na revisão científica dos dados, fazendo o acompanhamento do projeto em ambiente escolar. A outra parceria estabelecida foi com a empresa "Innovationpoint" do grupo DST, empresa que tem como missão a identificação e avaliação de ideias e oportunidades inovadoras, o seu desenvolvimento e prototipagem e, finalmente, a colocação dessas ideias no mercado.
Satisfação do Coordenador
O professor João Vieira, coordenador do projeto, manifestou grande satisfação por mais este prémio, no qual vê o reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os envolvidos no concurso "Ciência na Escola", tendo destacado a importância que estes projetos têm na formação integral dos alunos, em especial no que se refere ao estudo das ciências. Salientou ainda as vantagens do trabalho de equipa, referindo que o projeto Hack-F-Ligt envolveu um total de 5 docentes e 28 alunos.
Mostra final
A mostra final do concurso Ciência na Escola, este ano subordinado ao tema "Ciência e tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais", decorrerá de 24 a 26 de setembro de 2014.