Educação Bilingue de Alunos Surdos

 

Tradução em LGP 

 

Princípios

 

A educação das crianças e jovens surdos deve ser feita em ambientes bilingues que possibilitem o domínio da Língua Gestual Portuguesa (LGP), o domínio do português escrito e, eventualmente, falado, competindo à escola contribuir para o crescimento linguístico dos alunos surdos, para a adequação do processo de acesso ao currículo e para a inclusão escolar e social.

 

Objetivo geral

 

Aplicar metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares, adequadas a alunos surdos. A organização da resposta educativa é determinada pelo nível de educação e ensino, ano de escolaridade, idade dos alunos e nível de proficiência linguística.

 

Objetivos específicos

  • Assegurar o desenvolvimento da LGP como primeira língua dos alunos surdos e da língua portuguesa escrita como segunda língua dos alunos surdos.
  • Assegurar às crianças e jovens surdos, os apoios ao nível da terapia da fala do apoio pedagógico e do reforço das aprendizagens, dos equipamentos e materiais específicos bem como de outros apoios que devam beneficiar.
  • Organizar e apoiar os processos de transição entre os diferentes níveis de educação e de ensino;
  • Organizar e apoiar os processos de transição para a vida pós – escolar.
  • Criar espaços de reflexão e partilha de conhecimentos e experiências numa perspetiva transdisciplinar de desenvolvimento de trabalho cooperativo entre profissionais com diferentes formações que desempenham as suas funções com os alunos surdos.
  • Programar e desenvolver ações de formação em LGP para a comunidade escolar e para os familiares dos alunos surdos, não obstante outros, nomeadamente, articulação, consulta e participação das associações de surdos como entidade representativa da Comunidade Surda.
  • Colaborar e desenvolver com as associações de pais e com as associações de surdos ações de diferentes âmbitos, visando a interação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte.

Equipa de trabalho

 

A equipa de trabalho que desenvolve o seu trabalho junto dos alunos surdos é constituída pelos seguintes docentes/ técnicos:

a)   Docentes do ensino regular com alunos surdos e de educação especial (Grupo 920)

b)  Formadores/docentes de LGP

c)   Intérpretes de LGP

d)  Terapeutas de fala

 

Escolas de referência (EREBAS)

  • JI Brácara Augusta
  • EB 1 do Bairro Duarte Pacheco
  • Escola Básica de Lamaçães (2º e 3º ciclos)
  • Escola Secundária D. Maria II (secundário)